sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

Geral

28 de dezembro de 1982- Wanessa Godói Camargo nasce em Goiânia, primogênita do casal Zezé Di Camargo e Zilú.

1990- Com colegas de escola, monta a sua primeira banda cover com um repertório de música popular brasileira.

1993- Começa a estudar teatro, balé clássico e sapateado. Estréia nos palcos com o musical Miausical, uma versão brasileira de Cats. O espetáculo ficou dois meses em cartaz em São Paulo.

1996- Integra o corpo de baile da dupla Zezé Di Camargo e Luciano. Wanessa faz teste para uma das vagas de bailarina e é aprovada. 'Não levei vantagem por ser filha do patrão. Meu pai disse para o coreógrafo: ?Não quero ver minha filha pagando mico. Se ela não for apta para o trabalho, é melhor que ela fique de fora?', diz Wanessa.

1999- Wanessa muda-se para os Estados Unidos. Lá, cursa a 2ª e a 3ª série do ensino médio no colégio American Heritage. Integra o Coral Jovem da Flórida e canta em palcos célebres, como a Disney e o Carnegie Hall, em Nova York. - Em viagem ao Brasil, apresenta-se pela primeira vez na televisão, cantando no programa de Hebe Camargo, no SBT.

2001- Volta ao Brasil e lança seu primeiro CD, intitulado Wanessa Camargo. O trabalho estoura, vende mais de 200 mil cópias e lança hits como 'O Amor Não Deixa', 'Apaixonada por Você' e 'Eu Posso te Sentir'. - Faz seu primeiro show da carreira e lota a casa paulistana DirecTV Music Hall. - Ganha o prêmio Multishow de Música Brasileira como Melhor Artista Revelação Solo do Ano. Nessa categoria, Wanessa concorreu com Nando Reis, Pedro Camargo Mariano, Belo e Max de Castro. - Lança seu segundo CD, também chamado Wanessa Camargo, que alcança as 350 mil cópias vendidas. Entre as músicas de sucesso, 'Eu Quero ser o seu Amor', 'Tanta Saudade' e 'Gostar de Mim'. - Entra no ranking das Cem Mulheres mais Sexy do Mundo, promovido pela revista Vip. - Faz sua estréia no cinema com o filme Xuxa e Os Duendes, no papel da fada Mel. - Sobre o começo avassalador de sua carreira, Wanessa declara: 'No início, as pessoas me olhavam com desconfiança. Antes mesmo de me ouvir, achavam que minha música não deveria ser boa, que eu estava tentando faturar em cima da fama do meu pai. Mas consegui passar por cima disso logo no primeiro trabalho. Mostrei que estava batalhando uma carreira a sério e que eu tenho qualidade'.

2002- Lança seu terceiro álbum, intitulado Wanessa Camargo. Com os sucessos 'Um Dia... Meu Primeiro Amor', 'Filme de Amor' e 'Sem Querer', o trabalho vende mais de 200 mil cópias. - Apresenta o especial Jovens Tardes, na Rede Globo de Televisão, sob direção de Marlene Mattos. O programa bate recorde de audiência no horário.

2003- Grava na casa de shows Claro Hall, no Rio de Janeiro, seu primeiro CD e DVD ao vivo. O trabalho chama-se Transparente. - Lança a boneca Wanessa Camargo. A boneca é a segunda mais vendida do ano.

2004- O CD e DVD Transparente são lançados e vendem meio milhão de cópias. - Faz uma participação especial no filme CineGibi, de Maurício de Souza. - Faz uma participação especial no Sítio do Pica-Pau Amarelo, da Rede Globo de Televisão.

2005- É protagonista da campanha publicitária 'Incentivo à Leitura', da Secretaria do Estado da Cultura do Governo de São Paulo e doa seu cachê para que este fosse investido na educação do Estado. - O site Wanessa Camargo leva o segundo lugar no prêmio iBEST, na categoria 'Personalidades'. - Lança o quinto trabalho, W, em que se consolida como compositora. Entre os hits, o reggaeton 'Amor, Amor', 'Relaxa', 'Louca' e 'Não Resisto a Nós Dois'. O trabalho ganha disco de ouro.

2006- Com direção de Marília Pêra, lança a turnê W in Tour- Era Uma Vez... O espetáculo lota casas de shows em São Paulo (Tom Brasil), Rio de Janeiro (Canecão), Vitória (Ginásio Álvares Cabral), Belo Horizonte (Chevrolet Hall) e Curitiba (Master Hall). - 'Não Resisto a Nós Dois' entra na trilha sonora da novela Bang Bang. A faixa foi a sétima mais executada do ano. - Novamente, o site Wanessa Camargo leva o segundo lugar no iBEST, na categoria 'Personalidades'.

2007- Em 15 de agosto, Wanessa Total é lançado nacionalmente. - Em janeiro, lança a turnê Pai e Filha, ao lado de Zezé Di Camargo. Em um mês e uma semana de turnê, foram oito apresentações em seis estados brasileiros que lotaram todas as casas, atraindo aproximadamente 660 mil pessoas. A turnê já está prevista para voltar no início de 2008. - É intitulada Embaixadora da Fundação SOS Mata Atlântica. É a primeira pessoa a receber o título, nos 21 anos de história da ONG. Com esse posto, Wanessa batalha por causas ecológicas e contribui para a conscientização.

2008- Wanessa assina contrato com diversas empresas, entre elas Avon, Sony Ericsson,e HP para a qual realiza pocket shows promocionais. Neste mesmo ano Wanessa lança seu novo show Total e percorre todo Brasil, além dos shows de casa fechada.Grava dueto com a banda mexicana Camila, e a mesma musica entra na trilha sonora da novela darede Globo 'A Favorita' .Ganha os discos de ouro e platina de seu album total pela vendagem superior respectivamente de 50 mil e 100 mil cópias


Maternidade

Maternidade

Em 18 de junho de 2011 anunciou a gravidez de seu primeiro filho em entrevista para a revista Contigo!, estando de três meses na época. Na ocasião Wanessa disse que seus pais não queriam saber o sexo do bebê, porém achando impossivel manter o segredo. Em 2 de agosto afirmou que estava esperava um menino e anunciou que o nome seria José Marcus, uma homenagem dupla ao avô da criança, o cantor Zezé di Camargo, e ao pai do bebê Marcus Buaiz, seu marido. Em 17 de agosto durante uma entrevista ao programa Hoje em Dia, da Rede Record, revelou detalhes sobre a descoberta da gravidez e disse que com o nascimento de seu filho, dizendo ainda que já planeja uma segunda gravidez. A cantora ainda falou sobre a necessidade de ser uma mãe presente, dizendo que diminuirá as viagens se for preciso para estar presente no crescimento e no dia-a-dia do filho José Marcus. Em 5 de janeiro de 2012 nasce José Marcus Doutel de Camargo Buaiz, pesando 3,6 kg e medindo 52cm.
Cquote1.svgCom a gravidez não nasce só um filho, nasce também uma mãe. Só quem passou por isso sabe, os 9 meses não é só para o neném, é para você também (...) Botar filho no mundo e botar os outros pra criar é uma coisa que eu não quero mesmo. Eu quero estar nos momentos importantes e banais. Não só nos importantes, não só na apresentação da escola, mas eu quero estar no dia-a-dia, na lição de casa de todo dia. Cquote2.svg
Wanessa sobre gravidez

2009 à 2011:Assumida musicalmente e carreira a 1000

2009–2011: Mudança de estilo e carreira underground

Em 1 de junho, Wanessa lançou seu sétimo álbum intitulado Meu Momento produzido pelo DJ Deeplick. O álbum é uma evolução da sonoridade que havia começado no álbum W, onde vestiu a imagem pop, quatro anos antes, porém sem deixar o amadurecimento do álbum Total de lado, onde focou na música brasileira trazendo participações da cantora Rita Lee e de Alexandre Carlo da banda Natiruts. O álbum vendeu pouco mais de 30 mil cópias, sendo assim o álbum da cantora com menor vendagem de toda carreira.
O primeiro single, "Fly", trouxe participação do rapper norte-americano Ja Rule, sendo a terceira canção da carreira da cantora a atingir o primeiro lugar no Hot 100 Brasil. O segundo single, "Não Me Leve a Mal", lançado em 28 de setembro de 2009, porém o single alcançou apenas a posição dezessete no Hot 100 Brasil, sendo o pior desempenho de um single seguido de um primeiro lugar da cantora. Na mesma época Wanessa iniciou sua turnê intitulada Turnê Balada, onde passou a fazer show em diversas casas noturnas, na maioria GLBT, com um repertório mais curto e voltado para o pop-dance, cantando músicas próprias e covers de artistas internacionais.
Em 29 de junho de 2010 lança um novo single, "Falling For U", contando com produção e participação do DJ Mr. Jam. Em 9 de setembro foi lançado o segundo single oficial, a música "Worth It" e, em 31 de março de 2011 o terceiro "Stuck On Repeat". Em 11 de setembro de 2010 enfim Wanessa lança um EP intitulado Você não Perde por Esperar, posto a venda em forma de Music Ticket, um cartão magnético onde as pessoas compravam e digitavam o código contido no site da cantora para fazer o download digital das músicas em alta qualidade[15][16]. No início de 2011 Wanessa declarou em entrevista para a revista Rolling Stones Brasil que, apesar dos rumores, ela não faria uma carreira internacional[17].
Em 28 de julho de 2011, a cantora lança seu sétimo álbum de estúdio intitulado DNA, sendo totalmente em inglês e focado na música electropop. O primeiro single, Sticky Dough, traz a participação da DJ e cantora americana Bam Bam e mistura pop com uma vertente do house music chamada Dub Step, sendo lançado em 5 de julho de 2011.

Relacionamentos e seu casamento

Relacionamentos e casamento

Em 2001 iniciou um conturbado namoro com o ator e cantor Dado Dolabella, com quem ficou por quase dois anos. Ao final do namoro a cantora chegou à ir para a mídia e em revistas lamentar o termino do relacionamento e até mesmo pedir uma volta com o cantor. Em 2003 namorou o ator Erik Marmo. No mesmo ano levantou-se uma nova polêmica quando seu pai Zezé Di Camargo declarou que descobriu que a filha não era mais virgem em uma entrevista de Wanessa para de uma revista. Em 26 de maio de 2007 se casa com o empresário Marcus Buaiz na Sala São Paulo, um espaço para eventos dentro da Estação Júlio Prestes, na cidade de São Paulo, em uma cerimonia para 240 convidados. Em 2011 surgiram rumores de que o casamento teria entrado em crise após uma intensa briga que teria resultado na saida de Marcus Buaiz de casa, porém ambos prontamente desmentiram o rumor e Buaiz negou que a história de que teria saído de casa tivesse acontecido

2007-2008: Amadurecimento e novo nome artístico

2007–2008: Amadurecimento e novo nome artístico

Em 2007, Wanessa iniciou uma turnê com seu pai Zezé Di Camargo, intitulada Turnê Pai e Filha, passando por várias cidades como Belo Horizonte, Angra dos Reis, Florianópolis, Brasília e cidades do Nordeste. O show se dividia em dois blocos, sendo que o primeiro Wanessa entrava e abria o show cantando doze canções de seu repertório, em seguida Zezé cantava três canções de sua carreira, finalizando com ambos cantando juntos canções como "From This Moment On" de Shania Twain e "No Dia Em Que Eu Sai De Casa".
Ainda em 2007 a cantora optou por deixar de usar o sobrenome Camargo, passando a ter como nome artístico apenas Wanessa. O lançamento da canção "Não Tô Pronta Pra Perdoar", seria o primeiro single com o novo nome, sendo adotado também na capa de seu sexto álbum intitulado Total, o primeiro trabalho assinado apenas como Wanessa pela cantora. Na ocasião pouco se falou sobre a mudança, ganhando uma polêmica maior apenas em 2009 com o próximo álbum, Meu Momento, onde especulou-se que a cantora havia mudado o nome sob influência do marido Marcos Buaiz. Segundo a cantora, a mudança foi para reforçar sua independência musical, deixando de ser associado à sua família.


Wanessa durante show.
Em 21 de agosto de 2007 é lançado o álbum Total, um trabalho totalmente diferente do anterior, trazendo uma sonoridade pop com elementos de country e até mesmo forró, se mostrando o oposto do último álbum W, onde o foco principal era a música dance pop, não acompanhando a evolução dada por ele à música pop. O álbum ficou conhecido pelas misturas de ritmos, sendo que Wanessa assinou sete das quinze composições. No álbum, Wanessa ainda regravou um dos maiores sucessos do cantor italiano Gigi D'Alessio, "Un Cuore Malato", faixa intitulada como "Um Coração Apaixonado" com participação do cantor. A transformação não ficou apenas na sonoridade, mudando o visual, onde cortou o cabelo chanel e pintou-o de preto, passando também a usar roupas mais escuras e fechadas, além de vestidos longos, tomando um visual parecido com cantoras como Alicia Keys. Wanessa recebeu o disco de Platina pelo álbum durante apresentação no programa Caldeirão do Huck por 100 mil cópias vendidas.

Cquote1.svg O nome Total surgiu porque cada faixa retrata um estado de espírito. Uma pessoa é capaz de viver várias emoções. Quis cantar essa plenitude de sentimentos. Há também o lado de que esse trabalho reflete a minha totalidade artística, ou seja, traduz o meu comprometimento total e completo. É o meu álbum mais cuidadoso e autoral. Fiquei muito feliz com o resultado. Cquote2.svg
Wanesa sobre o álbum.
O primeiro single lançado, "Não Tô Pronta Pra Perdoar", lançado em 2 de agosto de 2007, foi uma versão da canção Not Ready To Make Nice do grupo country norte-americano Dixie Chicks[12], porém alcançou apenas a décima quinta posição no Hot 100 Brasil, o pior desempenho de um primeiro single da carreira da cantora até o momento. Em 14 de dezembro de 2007 foi lançado o single promocional "Me Pega de Jeito" na tentativa de apagar o fracasso da primeira canção trabalhada que não estava sendo rotacionada nas rádios, alcançando a décima segunda posição, três posições acima do single originalmente trabalhado. Em 26 de março de 2008 a canção "Independente (Ladies Night)" passou a ser executada nas rádios, alcançando a posição cinquenta e dois no Hot 100 Brasil, levantando suspeitas que seria lançada como single oficial, o que posteriormente não ocorreu.
Em 17 de abril de 2008 Wanessa iniciou a Turnê Total, no Citibank Hall, na cidade de São Paulo, sendo a primeira turnê em que a cantora dirigiu por completo o show. A turnê contou com o mesmo equipamento utilizado nos shows da banda Rolling Stones, sendo que foram cantados alguns covers durante o show como "Pescador de Ilusões" de O Rappa, "Don't Stop The Music" de Rihanna e "Hips Don't Lie" de Shakira. Wanessa chegou a afirmar em entrevista de que o show da turnê seria ideal para registrar em DVD, porém os planos não foram concretizados pela gravadora.
O segundo single, a canção "Me Abrace (Abrázame)", foi lançada oficialmente em 11 de maio de 2008, nove meses depois do primeiro single, com uma quebra na divulgação pelo extenso tempo entre um single e outro. Porém a canção, com participação da banda mexicana de pop rock Camila, alcançou a segunda posição, tornando-se uma das canções mais executadas da carreira de Wanessa pelas rádios. Em 20 de agosto de 2008 a canção "Amuleto Protetor" foi lançada como single promocional, levantando novamente suspeitas de ser lançado oficialmente, sendo cancelado logo após, alcançando assim a posição oitenta e seis.